Autor(a):
Stela Marcia Mattiello Gonçalves Rosa
Data:
26/10/1990
Orientador:
José Batista Volpon
Linha de Pesquisa:
Biomecânica
Título
Desenvolvimento e ensaio clínico de um aparelho de movimentação passiva contínua em articulações sinoviais / Development and clinical final of a machine for continuous passive motion in sonovial joints
 
Resumo:

ROSA, S. M. M. G. (1990). Desenvolvimento e ensaio clínico de um aparelho de movimentação passiva contínua em articulações sinoviais. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação Interunidades em Bioengenharia EESC/FMRP/IQSC, BIOENGENHARIA/USP, São Carlos/SP, outubro de 1990.

Este trabalho teve por objetivo desenvolver e testar um aparelho de movimentação passiva contínua em membros inferiores, utilizando tecnologia nacional e que fosse de baixo custo financeiro. Inicialmente foi construido um protótipo que serviu para testes da estrutura, dimensões, sistema de acionamento, controle e seleção de parâmetros. Os movimentos propiciados aos membros inferiores foram flexão e extensão do quadril, joelho e tornozelo. A segunda fase consistiu na eleboração de uma versão final aperfeiçoada com recursos de seleção de frequência e amplitude de movimento. Basicamente este aparelho de MPC constituiu-se de um suporte para o membro inferior formado por um elemento fixo e outro móvel com articulações mecânicas correspondentes ao quadril, joelho e tornozelo. Todo o conjunto foi acionado por um motor elétrico acoplado a um eixo que transformava os movimentos de rotação em flexo-extensão. Um circuito eletro-eletrônico básico permitiu controle da velocidade e da amplitude de movimentos. Este aparelho, sob condições rígidas de observação, foi utilizado em 14 pacientes recém-operados de fraturas ou artroplastia de quadril e joelho, ou após manipulação de joelho. O desempenho do aparelho foi considerado satisfatório com propostas de aperfeiçoamento no sentido de torná-lo mais compacto e também promover aumentos nos arcos de movimentos articulares. Não se objetivou especificamente avaliar os efeitos da MPC mas pode-se notar uma reação positiva dos pacientes e do pessoal de enfermagem em relação ao método. Nos pacientes, além de dados gerais, procurou-se avaliar o ganho de movimento articular que sempre foi crescente.

ROSA, S. M. M. G. (1990). Development and clinical final of a machine for continuous passive motion in sonovial joints. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação Interunidades em Bioengenharia EESC/FMRP/IQSC, BIOENGENHARIA/USP, São Carlos/SP, outubro de 1990.

There are clinical and experimental evidences that Continuous Passive Motion (CPM) has more beneficial effects on sinovial joints than immobilization. It was the purpose of the present work to develop a CPM machine specifically devised for the lower limbs, using national resources and materials. After solution of many technical problems, it was applied to a number of patients with knee and hip problems of various ensures with satisfactory results. It was well tolerated by the patients and produced increase range of motion of the joints involved in all cases.

   
Voltar

 

 
Dissertação

Destaques

Álbum de fotos
daiane_Defesa.jpg DSC00774.JPG


Tel./Fax.: (16) 3373-9586
E-mail: bioeng@sc.usp.br

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
INTERUNIDADES EM BIOENGENHARIA
EESC/FMRP/IQSC - USP
Av. Trabalhador São-carlense, 400
13566-590 - São Carlos/SP
 

Unidades as quais o programa pertence
 


Última Atualização da Página: 05/09/2013


Home    Programa    Disciplinas    Comissão    Secretaria    Orientadores    Acesso Restrito    Inscrição    Download

Copyright © 2008 - Programa de Pós-Graduação Interunidades Bioengenharia EESC/FMRP/IQSC - USP.