Apresentação

Imprimir

O Programa de Pós-Graduação Interunidades em Bioengenharia (PPGIB) foi criado em 1977. Dele participam a EESC-USP, a FMRP-USP o IQSC-USP. O PPGIB é o segundo mais antigo programa interunidades de pós-graduação da USP com cursos de mestrado e doutorado nas linhas de pesquisa Biomateriais, Biomecânica e Tecnologia em Saúde.

A sua criação foi motivada pela livre-docência do Prof. Dr. Luiz Romariz Duarte, intitulada “Estimulação Ultra-Sônica do Calo Ósseo”, no Departamento de Engenharia de Materiais da EESC na década de 70. O Prof. Duarte foi o mentor da tecnologia para tratamento de fraturas ósseas por ultra-som de baixa intensidade, técnica internacionalmente conhecida como LIPUS (low intensity pulsed ultrasound). Na década de 80 sob a liderança dos norte-americanos John Peter Ryaby e Roger Talish a patente desta tecnologia foi comprada para se criar a empresa Exogen. Em 1994, após intensas investigações com experimentos animais e clínicos, esta empresa obteve a aprovação do FDA (Food and Drug Administration) para o uso da tecnologia nos EUA. Em 2001, a Smith & Nephew, uma das maiores empresas de ortopedia do mundo adquiriu a Exogen. Neste mesmo ano o uso da tecnologia no Brasil foi aprovado pela ANVISA e a técnica, também denominada de estimulação ultra-sônica da regeneração óssea (EURO), tornou-se disponível para o tratamento de fraturas recentes, ou com retardos de consolidação óssea ou em pseudoartroses (não união óssea).

Essa pesquisa enquadra-se na linha de “Tecnologia em Saúde”, cujo objetivo, entre outros, é a compreensão dos fenômenos básicos relacionados com o aparelho músculo-esquelético e à proposição de soluções para a reabilitação de tecidos biológicos que tenham sua função original perdida.

Novas linhas de pesquisas foram sendo aglutinadas ao Programa em função da interdisciplinaridade da área de Bioengenharia. Grande importância é dada ao projeto de pesquisa dos estudantes, fazendo-se uso da interdisciplinaridade entre as ciências exatas e da saúde que as unidades que constituem o Programa propiciam. A grade de disciplinas possui forte vinculação às linhas de pesquisa e seus projetos devendo fornecer os conhecimentos necessários à consecução dos mesmos. As disciplinas obrigatórias representam um núcleo básico que permite construir uma visão interdisciplinar indispensável para a realização dos projetos nas linhas de pesquisa do Programa. As demais disciplinas devem ser cursadas em função do projeto que o pós-graduando irá desenvolver, com a anuência do orientador.

Copyright 2022. Bioengenharia. site antigo
Desenvolvido por: Tríader